top of page

Do desafio vem a renovação



Em vários sentidos, os últimos anos vêm sendo desafiadores para todos nós, assim como para as famílias empresárias. Do ponto de vista do negócio, foi preciso ter muita agilidade para lidar com as incertezas, e para muitos, foi um tempo de grandes transformações. As novas gerações, especialmente, foram desafiadas a assumir posições de liderança, antecipando transições planejadas, mas que aconteceriam em um prazo mais longo. Muitas vezes sem poder contar com a proximidade ou a presença das lideranças já experimentadas.


Em uma das frases selecionadas como inspiração para edição da revista Gerações 2022, o poeta Pablo Neruda afirma: “a pessoa certa é a que está ao seu lado nos momentos incertos”. Num mundo in- constante, precisamos revisitar e nos ater a nossas raízes, pois a incerteza parece ser hoje aquilo que certamente todos iremos enfrentar. É por isso que famílias empresárias com planejamentos estruturados para a continuidade, mapeamento da sucessão e estruturas de governança sólidas passam com mais facilidade por períodos como o que vivemos hoje.


Uma lição que podemos levar destes tempos de grandes transformações é que o processo de transição acontece de forma mais leve, e com melhores resultados, quando existe um trabalho contínuo focado na construção de valores comuns, aliados a uma visão de futuro da família empresária e ao desenvolvimento do capital humano.


Como diz um provérbio chinês, “quando as raízes são profundas, não há razão para temer o vento”.


É por isso que, tanto para a geração que está “passando o bastão” quanto para aquela que está assumindo a responsabilidade pela continuidade, as mudanças na família, na sociedade e nos negócios precisam estar alinhadas aos objetivos de vida de cada pessoa e ser sempre negociadas, debatidas, conversadas. Somente dessa maneira a transição de gerações pode acontecer de maneira harmônica, com um impacto positivo sobre todos os envolvidos.


Nesta edição, esses temas surgem em vários momentos. Nossa matéria de capa, por exemplo, fala sobre membros de 5 famílias empresárias que assumiram o desafio da transição, compartilhando histórias com distintas origens e trajetórias. Cada história é uma inspiração – esse é o espírito desta publicação.


Afinal, aprender com o exemplo de quem já percorreu o caminho, ou os vários caminhos possíveis, é a melhor maneira de acelerar o aprendizado. Você também encontrará nesta edição o perfil de um sucessor que se tornou fundador, conhecerá diversos modelos de estruturação da governança, saberá da importância da formação como preparo para a perpetuação e verá como lidar com o desafio de enfrentar as inevitáveis perdas que acontecem ao longo da trajetória das famílias empresárias.


Aqui na hoft, também passamos por um período de renovação. Repensar a maneira de desenvolver projetos e transmitir conhecimento foi essencial e, por isso, nosso reconhecido programa de educação foi redesenhado para o ambiente digital. Assim todas as famílias empresárias podem contar com os temas essenciais para a formação de um sócio, onde cada um adequa o percurso dessa jornada do conhecimento em seu próprio ritmo, no formato online, e como resultado poderá agregar para o projeto de continuidade.


Os últimos anos mostraram que existem imensas oportunidades para crescer e prosperar em um mundo cada vez mais tecnológico e globalizado. Ao seu lado, seguimos juntos para aprender com esses desafios, pois aproveitar as oportunidades fará toda a diferença para a perenidade das famílias empresárias.


Boa leitura!

Wagner Luiz Teixeira


Comments


bottom of page