top of page

Família Langone Cervetto - histórias que mudam o futuro

Investindo na educação para o papel societário, a família Langone Cervetto, amplia a percepção sobre seus papéis.

Educação é um dos principais pilares para a formação de famílias empresárias sólidas e duradouras. Ela não apenas promove a evolução, mas também a transformação comportamental que envolve cultivar um novo jeito de agir e pensar, levando a melhorias nos sistemas da família, do patrimônio e da empresa.


Na perspectiva da continuidade, para que seja frutífero, precisará abordar as diversas gerações e com alinhamento, levar cada pessoa a se desenvolver em seus diversos papéis. A höft sempre considerou a educação, de toda a família empresária, como um dos aspectos essenciais para criar a estrutura que leva à perpetuação do patrimônio.


O Programa de Formação de Sócios da höft, se desenvolve, há mais de 40 anos, com diversas frentes de atuação, tais como palestras, seminários, cursos de curta e longa duração, workshops com especialistas, programas sob medida e encontros de famílias empresárias para troca de experiências. Além da produção de artigos, pesquisas, a Revista Gerações e livros.


Desde 2020, foi idealizado, desenvolvido e produzido o Curso de Sucessão e Governança na Empresa Familiar, motivado pela demanda das próprias famílias empresárias co-fundadoras, e agora em versão online. O curso condensa o aprendizado de tantos anos em educação e traz as bases para a formação no papel de sócio. Essa iniciativa tem permitido que centenas de familiares, aonde quer que estejam, ampliem seus conhecimentos para o exercício consciente de seu papel, dos 15 aos 80 anos, sendo orientados por meio de um conteúdo que abrange etapas distintas da evolução de uma família empresária.


Utilizando o método do Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV), mapeado por Harvard, o curso oferece uma abordagem dinâmica e interativa. Este método pressupõe o desenvolvimento por meio de exemplos e vivências para gerar conclusões e trazer conceitos.


Além de potencializar a aprendizagem, o CAV tem o propósito de estimular a autonomia, promovendo o pensamento reflexivo, a partir de perguntas, e convida cada um a fazer as conexões que trazem as respostas para as próprias questões.


Além do indivíduo, e principalmente porque o desafio da família empresária é coletivo, propomos perguntas reflexivas ao final de cada módulo e sugerimos que se reúnam, após cada módulo, para debate e alinhamento.


Acreditando que esse processo contribui significativamente para a evolução de uma empresa familiar para a família empresária. Em alguns módulos específicos, como gestão empresarial, também recomendamos a participação de especialistas, que já tenham relacionamento com a família, conselheiros ou executivos, trazendo a conexão com o momento atual e experiências práticas.


Um exemplo desta jornada é a família empresária Langone Cervetto, que percebe as mudanças desde que iniciaram a participação no Curso de Sucessão e Governança na Empresa Familiar. “Uma prima sempre fala que em casa existe a mesa das crianças e a mesa dos adultos. Esse trabalho tem ajudado a juntar tudo em uma coisa só”, afirma Joana Cervetto, membro da 4a geração. Segundo ela, os pais ainda os viam como crianças, enquanto isso a nova geração também não era proativa, em se posicionar como futuros sócios. “O Curso tem criado pontes e nos mostrado que precisamos nos preparar, não importa a idade”, acrescenta ela que, com 29 anos, entende que não pode ficar excluída das conversas. “A mesa compartilhada se torna muito mais rica. Temos experiências diferentes que, se forem bem usadas, serão muito positivas para o futuro da família toda”, comenta.


Para Rogério Cervetto, membro da terceira geração, “O curso traz uma visão bastante clara de como uma boa família empresária deve ser organizada. Muito do que vi não era novidade para mim, mas tem sido inédito para minhas irmãs que não estavam no negócio e para filhos e sobrinhos que sempre foram orientados a ter uma vida independente da empresa”, conta.


HORA DE REDUZIR DIFERENÇAS


Alessandra Cervetto, filha de Rogério, percebia barreiras grandes na comunicação entre as diferentes gerações. “A 3a geração tinha a empresa como parte do dia a dia, enquanto a 4a geração estava excluída e nem falava no assunto. Eu sentia que não conhecia a empresa, não tinha nada a ver comigo”, diz. Segundo ela, participar do Curso de Sucessão e Governança na Empresa Familiar derrubou essas barreiras intergeracionais e trouxe uma posição de imparcialidade para as discussões sobre os diferentes papéis de cada futuro sócio.


Além disso, o conteúdo traz uma nova abordagem no processo de formação, não se trata de criar expectativa ou preparo para trabalhar na empresa, mas sim desenvolver o papel que todos em algum momento ocuparão: de sócios. “Na faculdade, ninguém nos ensina a atuar como acionista de uma família empresária. No máximo, nos mostram como ser empreendedores, mas compartilhar a sociedade com a família não está no currículo das escolas. Nesse sentido, o Curso de Sucessão e Governança na Empresa Familiar nos faz avançar muito”, acrescenta.


Para Giulia Cervetto, a mais nova da quarta geração, as empresas da família se pareciam àqueles primos distantes e desconhecidos. “Não tinha a percepção de que a família empresária afetaria minha vida em algum momento e, com o tempo, entendi que não estava preparada, e que eu ficaria assistindo outras pessoas tomando decisões sobre o negócio, como aconteceu com alguns na 3a geração”, afirma. Na geração anterior, se reproduzia o modelo do fundador, a concentração decisória, sobre todos os temas, ficava a cargo daqueles que tinham papel executivo, e quem estava mais distante, ficou alheio ao que acontecia, mesmo tendo um papel a cumprir como sócio. “Perceber que não preciso trabalhar na operação do negócio, mas posso fazer parte do Conselho Familiar, foi algo que abriu minha visão. É um processo e estou apenas no início dele, mas entendi que será um caminho para a vida toda, independente do papel a cumprir em cada momento”, afirma.


Para Joana, o Curso de Sucessão e Governança na Empresa Familiar tem ajudado a preparar um futuro que é impossível prever. “Estou disposta a me educar sobre minhas opções. Entendo que podemos ser acionistas muito bem preparados, podemos ser conselheiros, executivos e até mesmo criar outras coisas na esfera de negócios que ainda não existem. Hoje vejo minha participação na empresa e na sociedade com outros olhos”, diz.


O CAMINHO PARA SUPERAR DESAFIOS


O Curso Sucessão e Governança na Empresa Familiar, online, é uma ferramenta para as empresas familiares se transformarem em família empresárias. Representa o aprimoramento do PFS - Programa de Formação de Sócios, iniciativa de educação da hoft, que surgiu em 1980, agora para um mundo digitalizado e global.


Essa configuração chega, como um canal de conteúdo que, diminui a distância

entre os membros das famílias empresárias e facilita o acesso ao conhecimento. O programa, dividido em 7 módulos, aprofunda o conhecimento sobre a dinâmica da empresa familiar nos três sistemas: família, patrimônio e empresa. Com isso, ajuda as famílias a compreender os desafios da continuidade, além de estimular o desenvolvimento contínuo, o senso de responsabilidade e a clareza sobre direitos e deveres dos membros da família empresária. Por meio de conteúdos técnicos e comportamentais na perspectiva societária, o curso online amplia conhecimento e inclui os diversos públicos da família empresária: fundadores, sócios, familiares, conselheiros e executivos.


matéria publicada na Revista Gerações 2024

Comments


bottom of page