top of page

Os segredos da continuidade das famílias empresárias

3️⃣ Desenvolvimento contínuo de líderes

A longevidade de famílias empresárias centenárias está fundamentada na capacidade de antecipar transições, evitando deixar lacuna no comando. Para que isso aconteça, é necessário permitir que existam diversos candidatos à liderança, e que todos a exerçam de alguma forma, desenvolvendo características importantes para o futuro e para que a família conte com opções.


Para assegurar um fluxo contínuo de líderes, a família empresária precisa conectar líderes atuais e futuros, cultivando a transmissão de conhecimento e a continuidade da cultura. Ao mesmo tempo, é necessário que todos os membros da família possam conhecer e acompanhar essa trajetória, para que confiem e apoiem os líderes.


A liderança é a “cola” que mantém a unidade, independente das divergências de opinião dentro da família empresária. Por isso, garantir que sempre existam líderes formados, e em formação, permite visualizar e comunicar, com clareza, o caminho da evolução dos negócios – trazendo mais segurança e reduzindo turbulências que possam prejudicar o crescimento da família empresária ao longo dos anos.


Muitas vezes, um membro da família trabalha como um recrutador informal, com a missão de identificar os potenciais, capazes de trazer contribuições à longevidade, seja da família ou dos negócios. Esse é um papel que costuma surgir na segunda ou terceira geração, quando a família assume um tamanho que torna essa seleção relevante, e é transmitido dali em diante – nem sempre para uma única pessoa.


A família empresária Van Oord, fundada em 1868 na Holanda e hoje na quarta geração de seu negócio de construção de navios, optou por dividir esse papel de “orquestrador” entre vários membros familiares, que já ocuparam papéis de liderança, e atuam formal, ou informalmente, selecionando e orientando o crescimento da próxima geração, atuando como mentores. Em paralelo, os líderes do negócio principal, Presidente do Conselho de Administração e Presidente Executivo, reforçam a premissa de que novas lideranças serão fundamentais.


Assim, para a perpetuidade de uma família empresária, a figura do “líder super-herói”, definitivamente não é o melhor caminho: o ideal é contar com diversos líderes que sejam preparados para assumir distintos papéis, ao longo do tempo, dando à família empresária mais flexibilidade para se ajustar às futuras necessidades e oportunidades.


Comments


bottom of page