top of page

A EMPRESA MULTIFAMILIAR DO BRASIL EMPREENDEDOR

Ao longo do processo de convívio de famílias distintas, algumas medidas estratégicas são recomendadas.

"As empresas multifamiliares são uma realidade no Brasil. Ao contrário das organizações unifamiliares, as multifamiliares nascem da união de sócios sem vínculos familiares e que geralmente mantém uma sólida relação de confiança e respeito mútuos. Fazer com que o bom relacionamento se mantenha harmonioso também entre os membros das próximas gerações, no entanto, são outros quinhentos. Cada conjunto familiar, afinal, constrói uma cultura e cada família tem sua própria forma de encarar os demais sócios, seus membros e os negócios.

- CRIAR UMA HISTÓRIA COMUM

Quando uma empresa é constituída por vários sócios, existe uma grande probabilidade de que sua história tenha inúmeras versões. Portanto, é fundamental que este tema seja discutido enquanto os fundadores estão no pleno exercício de seus papéis.

- CONSTRUIR UM SISTEMA DE VALORES ÚNICO

As relações entre os acionistas devem ser sempre pautadas por um conjunto de valores aceito por todos os membros da sociedade.

- FORMAR UMA CULTURA SOCIETÁRIA

É indispensável que os futuros herdeiros estudem e sejam preparados para desempenhar o futuro papel de acionistas.

- CONHECER BEM A EMPRESA

A visão que muitos herdeiros possuem do negócio geralmente é aquela que foi transmitida pelo pai ou pela mãe. Isso, porém, é insuficiente e deve ser complementado por outras fontes de informação.

- PLANEJAMENTO DO PROCESSO SUCESSÓRIO

A sucessão não deve ser feita apenas devido à falta de um dos sócios-fundadores.

- ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA E DE CARREIRA ESTRUTURADOS

Conciliar os aspectos individuais e coletivos numa empresa multifamiliar é condição essencial para perpetuar o negócio e a sociedade, o que vale para as gerações atuais e futuras."

86 visualizações0 comentário
bottom of page