top of page

Para inspirar // livro // A coragem de ser imperfeito


editora Sextante: Brené Brown

Viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emocionalmente, mas isso não precisa necessariamente ser ruim.


Como mostra Brené Brown: Todos desejamos ousar ser quem somos. Quando fugimos de emoções como medo, mágoa e decepção, também nos fechamos para o amor, a aceitação e a criatividade. Por isso, as pessoas que se defendem a todo custo do erro e do fracasso acabam se frustrando e se distanciando das experiências marcantes que dão significado à vida. Por outro lado, as que se expõem e se abrem para coisas novas são mais autênticas e realizadas, ainda que se tornem alvo de críticas e de inveja. É preciso lidar com os dois lados da moeda para se ter uma vida plena.


Em sua pesquisa pioneira sobre vulnerabilidade, ela conclui que fazemos uso de um verdadeiro arsenal contra a vergonha de nos expor e a sensação de não sermos bons o bastante, e que existem estratégias eficazes para serem usadas nesse “desarmamento”.


POR QUE LER

Como encontrar o pertencimento que desejamos em nossos núcleos, em nossas famílias e em nossas relações? Tudo começa e termina em nós mesmos, mas muitas vezes estamos presos em nossos medos, limitações e crenças de origem. Ao pesquisar de maneira profunda sentimentos como a vergonha, a imperfeição e o fracasso, Brené destaca a grande crise de desconexão que estamos enfrentando em nossas relações, e introduz práticas capazes de nos conduzir ao verdadeiro pertencimento. Compartilhando histórias reais proporciona a clareza e a coragem necessárias para encontrar o caminho de volta, para nós, e para os que nos rodeiam.


Comments


bottom of page