top of page

Sucessão e Governança a um clique de distância


Curso online da höft reúne especialistas para tratar dos principais temas relacionados às famílias empresárias.


As famílias empresárias representam um dos principais motores de crescimento econômico em todo o mundo. O empreendedorismo e a capacidade de adaptação às necessidades de mercados locais fazem com que negócios surgidos da visão dos fundadores criem asas, se desenvolvam e se tornem perenes.


Para que isso aconteça, porém, os futuros sócios ou acionistas, das várias gerações, é necessário o preparo para o desempenho de seus papeis. “Pavimentar o caminho para a sucessão e desenvolver uma sólida governança são frentes essenciais para que as famílias empresárias avancem por décadas – e quem sabe, até mesmo séculos” afirma Wagner Luiz Teixeira, sócio e Diretor Geral da höft. O curso Sucessão e Governança na Empresa Familiar, é uma ação nessa direção. Criado originalmente em 1987, como base do programa de educação höft, vem sendo constantemente aprimorado, a partir da necessidade de formar os familiares para o desempenho de seu papel. Agora em formato online, diminui distâncias, amplia e facilita o acesso ao conteúdo.


Parte do desafio da continuidade é a formação e desenvolvimento do capital humano das famílias empresárias, uma frente às vezes delegada a cada pessoa ou núcleo. A proposta do curso é ser útil para o papel que todos irão desempenhar, independente de sua carreira ou função na gestão, nos negócios da família ou na governança: ser sócio. “Saber mais e aprender a ser sócio, não se aprende na carreira ou na formação universitária. É olhar na perspectiva do patrimônio e compreender que é possível contribuir, agregando valor quando se sabe interpretar informações e trazer questionamentos adequados. Faz parte também criar o engajamento, essencial para a continuidade”, reforça Wagner.


Mas o que um sócio, ou futuro sócio, precisa mesmo saber? “Nossa abordagem nasceu da prática, e organizamos os módulos com a abrangência necessária ao desenvolvimento da visão societária. Trabalhamos na perspectiva dos três sistemas: família, patrimônio e empresa; e também da sobreposição entre eles”, completa Renata Bernhoeft, sócia e Líder de Conteúdo da höft. “Você pode ser um herdeiro, executivo ou cônjuge; o programa irá oferecer uma nova visão, que permite que cada um possa contribuir para as transições e a perpetuação”


“O programa conta com uma equipe qualificada, formada pela höft e parceiros com grande experiência no mercado”, afirma Fernando Andraus, sócio e cofundador da MAIO, uma consultoria especializada em capital humano. Tratando de temas ligados a pessoas, como o ciclo de gestão e a sucessão do CEO, Fernando conta que, na construção do conteúdo do curso, o grande desafio foi tratar de temas profundos em um formato naturalmente mais enxuto. “Tivemos que repensar a didática e criar outras possibilidades de interação para criar um conteúdo que gere engajamento”, comenta.


Para Tereza Bandiera, sócia-diretora da Inove Soluções em Liderança, o curso Sucessão e Governança na Empresa Familiar tem um propósito importante. “Queremos impactar o mundo, tocando o comando das empresas, contribuir com a perenidade do negócio e fazer com que ele gere mais emprego e desenvolvimento”, afirma. Para ela, a continuidade depende de um trabalho contínuo que olha o longo prazo. “O DNA das famílias empresárias precisa ser trabalhado para abrir novas possibilidades de geração de negócios”, explica. No módulo, “DNA e direção estratégica”, Tereza fala sobre o papel do sócio na formação do DNA e da cultura da empresa, buscando gerar uma conversa reflexiva sobre suas responsabilidades com a continuidade e a importância de que a família desenvolva sua visão de futuro. Para a especialista, o grande ponto positivo de um pro-

grama de educação como este é derrubar barreiras entre sócios e executivos. “Esse tipo de curso equaliza o conhecimento, o que economiza tempo nas discussões e mostra as melhores práticas de mercado. Dessa forma, ninguém precisa reinventar a roda. Bem pelo contrário: todos se fortalecem ao aprender a partir dos exemplos de quem já tem mais história”, analisa.


DO BÁSICO AO AVANÇADO

Com essa estratégia de alinhar conhecimento e gerar discussões mais profundas, o programa do curso parte de temas essenciais, mas que nem sempre são abordados

na intensidade correta pelas famílias empresárias. Um bom exemplo é a Economia, um tema considerado difícil por muitos, e fundamental para o olhar societário. “Montamos o módulo de uma forma tal que o participante possa ler, compreender e decodificar essa linguagem econômica, que às vezes parece muito mais complexa do que é na realidade”, conta Cristina Mello, economista da ESPM e da PUC/SP.


No conteúdo deste módulo, Cristina conta que houve uma grande preocupação em começar em temas amplos e avançar para questões mais específicas. “Por isso, partimos de uma introdução à Economia, passamos pela atuação do governo, políticas públicas, Banco Central, avançamos para ambientes de competição setorial e finalizamos com o comportamento do consumidor. Tudo de uma forma simples, para traduzir o assunto de uma forma bem acessível e didática”, afirma.


A premissa não é explicar tudo o que existe em Economia, mas sim trazer ferramentas para que o participante se aprofunde naquilo que faz sentido para o papel de sócio. “A ciência econômica é pouco entendida, porque o linguajar é complexo. Então tratamos de desmistificar, para que ao ler um artigo de um economista ou acompanhar uma apresentação, possa se sentir confiante para fazer perguntas”, completa.


No módulo “Direito de Família e Societário” se manifesta o olhar de longo prazo, com foco na elaboração de alguns documentos jurídicos importantes e o planejamento da governança para a continuidade. Para falar sobre esse tema, o curso online conta com três sócios da TozziniFreire Advogados. “Falamos sobre os aspectos legais da família, sociedade e empresa”, conta Martin Pose, sócio na área de Societário, Fusões e Aquisições.


Ainda dentro desse contexto, é comum que se tenha membros da família na gestão ou no Conselho de Administração, mas isso exige atenção e cuidados jurídicos. “O membro da família poderá atuar de maneira mais eficaz compreendendo, do ponto de vista legal, como ele se insere nesse ambiente. E o curso online é a continuidade de um trabalho que temos realizado há anos com a hoft, e que ganha força agora no mundo digital”, comenta Flavia Andrade, sócia da área de Contencioso e Arbitragem.


“Esperamos que, assim como acontece nos cursos presenciais, nesta versão digital as famílias empresárias não deixem para depois a confecção de acordos e documentos que regulem as relações societárias. São questões muito importantes para a continuidade”, conclui Maria Elisa Verri, sócia da área de Societário, Fusões e Aquisições.


No módulo “Planejamento da Sucessão e Continuidade” a sucessão executiva é um dos aspectos aprofundados. “É um tema muito importante, que precisa ser tratado com o mesmo cuidado, para garantir a perenidade do negócio a partir da inteligência dos executivos”, analisa Rosa Alba Bernhoeft, consultora, mentora de executivos e fundadora da Alba Consultoria. Segundo ela, é a sucessão executiva que garante a continuidade da cultura corporativa e a sustentabilidade dos valores e modelos de atuação da empresa. “São questões importantes quando falamos em sucessão executiva, uma vez que uma sucessão planejada tem muito mais sucesso quando existe um alinhamento do sucessor com a cultura do negócio, sua causa e natureza”, afirma Rosa. “E todos esses aspectos precisam ser somados às necessidades futuras do negócio, que são ditadas tanto pelo mercado quanto pelos acionistas”, acrescenta.


Commenti


bottom of page