top of page

EM BUSCA DO BRILHO PRÓPRIO

por Monica Lobo*

“Vivemos em um mundo capitalista, onde quem tem destaque cultural, social ou econômico inevitavelmente tem poder”. Até aqui, nenhuma novidade. O que nem todos sabem é que pais poderosos interferem diretamente no processo da construção da identidade dos filhos.

Cada família possui vínculos de lealdade que mantêm seus membros ligados entre si. É justamente a partir desses vínculos que se constrói a identidade de cada indivíduo. Os filhos precisam articular esses vínculos com as relações construídas nas famílias de origem. E esta articulação vai determinar o padrão de relacionamentos que se estabelecerá dentro e fora da família.

A construção da identidade familiar, que inclui uma contabilidade com débitos e créditos que atravessam gerações, muitas vezes torna-se um compromisso inconsciente. Estes fatores podem levar uma criança a abrir mão do seu próprio bem-estar em nome da preservação de valores familiares.

Numa família em que o sucesso de um progenitor é um atributo e um valor determinante da identidade familiar, por exemplo, existe o risco dos filhos se sentirem na obrigação de dar continuidade ao estilo de vida e trabalho dos pais. Para cumprir aquilo que julgam ser uma missão familiar – implícita ou explícita – eles abrem mão de escolhas pessoais.

E este é o desafio maior do filho de um pai brilhante: encontrar equilíbrio entre autonomia, sua própria família e uma herança de valores. Ao construir uma identidade própria, deixando de lado o estilo de vida do pai, o filho, muitas vezes sente como se estivesse traindo a família. Mas é preciso suportar o sentimento de, em algum grau, trair crenças, padrões e estilos familiares aprendidos na infância para encontrar o próprio brilho. Trilhar um caminho pessoal não significa necessariamente deixar para trás valores de gerações anteriores. Significa sim misturar o velho e o novo, aquisições pessoais às originais. Significa criar o próprio sucesso, criar o brilho genuíno. *Monica Lobo é psicóloga, pedagoga e terapeuta especialista em família e casal

48 visualizações0 comentário
bottom of page